terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DÚVIDAS FREQUENTES: óculos, costas, quites, clipes...

Você já se deparou com uma dúvida na hora de fazer a concordância das palavras "óculos", "costas, "quites" e "clipes"? Então aí vão algumas dicas para ajudá-lo(a) nessa tarefa: - as palavras "óculos", "costas", "quites" e "clipes" são os plurais de "óculo"* "costa"**, "quite"*** e "clipe"****, por isso, devem concordar com as outras palavras que as acompanham; - é comum confundi-las com palavras terminadas por "s" e que não variam no plural, ou seja, têm uma única forma para o singular e para o plural, como "pires", "ônibus" e lápis", dessa forma, não precisam concordar com outras palavras ligadas a elas; - a regra básica de concordância nominal é a de que os adjetivos, pronomes, artigos e numerais concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com os substantivos que acompanham. Então: Coloquei a xícara sobre o pires ou as xícaras sobre os pires. Perdi o meu ônibus ou aqueles ônibus. Comprei um lápis ou quatro lápis. Mas Vou levar os meus óculos ou o meu óculo para o conserto. (justifica-se o plural "óculos" por ser um par, da mesma forma que meias ou luvas, por exemplo) Estou com dor nas minhas costas, porque quebrei uma costa. (atualmente é raro o uso de costa, no lugar de costela _ palavra da qual se origina costa). Escrevi nas costas da sua mão. Estou quite com meus funcionários, e eles estão quites com a empresa. Coloque um clipe naquele documento sobre a mesa e guarde os outros clipes na caixa, por favor. Observação: o mesmo raciocínio pode ser seguido para a palavra parênteses, ou seja, existe a forma singular: parêntese. Assim: Ao abrir um parêntese, para fazer uma explicação, termine esta com outro parêntese, ou seja, a explicação ficará entre parênteses.

* Óculo: qualquer instrumento composto de lentes que auxiliam a vista; cada uma das lentes dos óculos.** Costa: originada da palavra mesma palavra atina, o mesmo que costela.*** Quite: livre da dívida, de obrigação.**** Clipe: pequena peça de metal ou matéria plástica, usada para juntar papéis.

Fonte de consulta: Dicionário Houaiss da língua portuguesa, Editora Objetiva, 2001.

7 comentários:

Anônimo disse...

Na nova ortografia a palavra "trânsito" leva acento circunflexo?

Anônimo disse...

Por favor;necessito desta resposta urgente: Na nova ortografia a palavra" trânsito" leva acento circunflexo?

Heliete S. Millack disse...

Sim.Trânsito é uma palavra acentuada, porque é uma proparoxítona (antepenúltima sílaba tônica: trân-si-to). O Novo Acordo Ortográfico não alterou as regras dessas palavras, ou seja, todas as proparoxítonas continuam sendo acentuadas.
Outros exemplos:
câmara, câmbio, ênfase,símbolo, lúcido, sólido etc.

26 de fevereiro

Diogo Lima disse...

Venho pesquisando sobre a questão do plural em "O Estados Unidos" e "Os Estados Unidos" e existem diversas discordâncias. Alguém se habilita?":)

Diogo Lima disse...

Os Estados Unidos ou O Estados Unidos j[a que [e nome p[roprio????

Heliete S. Millack disse...

Diogo,
O substantivo próprio "Estados Unidos" tem forma e valor plural, diferentemente de outros que têm forma plural, mas conservam valor singular, como Amazonas, Buenos Aires e Atenas. Assim ele admite o artigo "os" e exige a concordância do verbo no plural. Exemplo:
Os Estados Unidos são um país da América do Norte.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.