sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VOCÊ SABIA? A origem da palavra "assassino"

A origem da palavra ASSASSINO está ligada ao nome de uma pessoa, Hassan Sabbah, persa que fundou uma seita xiita ismaelita, cujos membros assassinavam chefes cristãos ou sunitas depois de consumirem haxixe.

Segundo a lenda, na época das Cruzadas, os fanáticos ismaelitas atacavam os cristãos ou outros inimigos de sua fé, em quadrilhas, quando estavam sob a influência da droga.
No século XI, os membros dessa seita ou tribo, provenientes do Norte do Irã, eram conhecidos por “haxxixin” ou “hashishin”, que significa consumidor de haxixe. Assim, os que fumavam “hashish” eram “assassinos”.

Daí a relação com o nome de Hassan ibn al-Sabbah (1034. 1124), chamado por Marco Pólo de “Velho das Montanhas”. Este visionário nizari, da seita ismaelita iraniana, converteu uma aldeia inteira, chamada Alamut e localizada nas montanhas Alborz, no Norte do Irã. Sendo ele o fundador de um dos grupos de “Hashshin”, seu nome aparece ligado a tais “assassinos”.


A etimologia do termo ASSASSINO vem do árabe haxxixin, “consumidor de haxixe”, palavra árabe que significa erva, derivada de haxis “cânhamo”; do persa hassassin, conforme o descrito acima; do italiano assassino “homicida” (a1321); “há quem acredite na interveniência do francês assassin (sXIII sob a forma assasis, 1560 sob a forma assassin)".

Fonte: Dicionário Houaiss da língua portuguesa, Ed. Objetiva, p. 319.

5 comentários:

Aline Duarte disse...

Excelente post!!!
No livro "Anjos e Demônios" existe essa explicação. Foi ali que eu descobri! =)

Fernando Castro disse...

um grande abraço a toda essa magnífica turma de filóogos

Unknown disse...

Tambem descobri no livro anjos e demonios, entao resolvi pesquisar para ver se era isso mesmo.

Luan Kaue disse...

Também fui direcionado aqui, por curiosidade após ler "Anjos e Demônios".

Anônimo disse...

Haha, eu também li em Anjos e Demônios