quinta-feira, 23 de junho de 2011

NOVA ORTOGRAFIA: hífen com prefixos pós-pré- e pró-

Emprega-se o hífen em palavras formadas pelos prefixos pós-, pré- e pró- quando forem tônicos, acentuados e conservarem autonomia vocabular.

Exemplos:
pós-eleitoral
pós-graduação
pós-guerra
pós-parto
pós-escrito
pós-estruturalismo
pós-moderno
pós-nupcial
pós-socrático
pré-estreia
pré-eleitoral
pré-escola
pré-fabricado
pré-contrato
pré-aviso
pré-câncer
pré-diabetes
pré-jurídico (mas, prejulgamento)
pré-lançamento
pró-americano
pró-análise
pró-ativo
pró-forma
pró-memória

 É o que consta na Base XVI do Novo Acordo, a qual se refere aos casos em que se emprega o hífen: "Nas formações com prefixos tónicos/tônicos acentuados graficamente pós-, pré- e pró- quando o segundo elemento tem vida à parte (ao contrário do que acontece com as correspondentes formas átonas que se aglutinam com o elemento seguinte): pós-graduação, pós-tónico/tônico (mas pospor); pré-escolar, pré-natal (mas prever); pró-africano, pró-europeu (mas promover)".

Fonte: Escrevendo pela nova ortografia: como usar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa/Instituto Antônio Houaiss/coordenação e assistência de José Carlos Azeredo. - 2 ed. - São Paulo: Publifolha, 2008, p. 97.

16 comentários:

Anônimo disse...

Muito complicado explicar por que «pré-fabricar» (com hífen) a par de «prejulgar» e «predeterminar» (sem hífen). Não me ficou clara essa história de segundo elemento com «vida à parte». Por acaso «julgar» e «determinar» não possuem vida autônoma da língua? (Alberto Medeiros — Natal, RN)

Anônimo disse...

Também não entendi a explicação... fiquei na mesma!

Anônimo disse...

E eu?

walter xerife disse...

Não era melhor mudar a lingua portuguesa pela chinesa ou inglesa?

walter xerife disse...

Não era melhor mudar a lingua portuguesa pela chinesa ou inglesa?

Unknown disse...

Walter
Não é tão simples assim. Imagine o trabalho que daria se mudássemos a língua oficial brasileira inteira. Daria muito trabalho (ainda mais pelo fato de várias pessoas no Brasil não saberem falar nenhuma das duas línguas)e também parte da cultura brasileira seria perdida.

Anônimo disse...

Amigos...Leiam o título: Devem ser acentuados... pré, pós, pró... Todos tem acento com tonicidade explícita!!!

lucinéia disse...

Além disso, sem a tonicidade e sem serem acentuados esses prefixos, perdem a autonomia passando a compor a palavra como um todo sem hifen... Ex: Predeterminar (Não há independência tônica).

Simônides Bacelar disse...

Infelizmente parece que a tradição é que dita se é com hífen ou não. Assim, melhor ver nos dicionários como se escreve, ou oficialmente no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras (www.academia.br). Por exemplo, são estas as grafias dadas em preexistente, predeterminar, preconceber, precondição, predefinição, preestabelecer, mas pré-escolar, pré-nupcial, todas foram formas já existentes no Pequeno Vocabulário da Língua Portuguesa, também da ABL, em 1943. E na edição do Volp de 2009 existem casos de forma dúplice: predemarcar e pré-demarcar, predemarcação e pré-demarcação.

Simônides Bacelar, Brasília, DF

JoRi Fonseca Jr disse...

Será que você não entedeu que ele fez apenas uma ironia, quê ingenuo!

JoRi Fonseca Jr disse...

Rsrsrsrsrsrsrs essa foi boa!

JoRi Fonseca Jr disse...

Acredito que haveria uma forma mais esclarecedora para o tema, ao tentarem explicar... complicaram.

Anônimo disse...

Pré-indicação tem hífen?

Anônimo disse...

Pré-programado tem hífen?

Unknown disse...

Boa noite, na situação de Pré e Pós parto, ha lugar à utilização de hífen na segunda parte da expressão? obrigada.

Unknown disse...

Boa noite. Pré, Pós e Pró com hífen e com acento. Quando os três no início da frase for a sílaba de maior intensidade. Se for a silaba de menor intensidade e sem acento e sem hífen.