segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

NOVA ORTOGRAFIA: hífen nos encadeamentos vocabulares

Pelas regras do Novo Acordo Ortográfico, usa-se o hífen para ligar duas ou mais palavras que, em sequência, formam não propriamente vocábulos (palavras), mas encadeamentos vocabulares. Exemplos:
a divisa Liberdade-Igualdade-Fraternidade
a ponte Rio-Niterói
o percurso Lisboa-Coimbra-Porto
a ligação Angola-Moçambique
Emprega-se o hífen também nas combinações históricas ou mesmo ocasionais de topônimos (nomes geográficos).
Exemplos:
Austro-Hungria
Alsácia-Lorena
Angola-Brasil
Tóquio-Rio de Janeiro
Fonte: "O que muda com o Novo Acordo Ortográfico, de Evanildo Bechara.

2 comentários:

Unknown disse...

Porque item e itens nao leva acento grafico ao seguir a regra das paroxitonas que diz nao acentuar as terminadas em m e ns? Nao seria o caso de acentuá-las seguindo a regra do I e do U sozinhos a exemplo de saúde, gaúcho, saída, feiúra, etc.

Heliete S. Millack disse...

Olá, Maria das Graças.

Na palavra "item" e em seu plural "itens" o "i", embora seja tônico, não forma hiato. Por isso, segue a regra de acentuação das paroxítonas.

Só para lembrar:
- "hiato" é a sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes em uma mesma palavra. Exemplos: voo, caatinga, Saara, etc;

- são acentuados o "i" e o "u" tônicos, quando forem a segunda vogal de um hiato, seguidos ou não de "s", exceto quando estiverem antes de "nh" ou na mesma sílaba de "l", "m", "n", "r" e "u". Portanto, são acentuadas as palavras raízes, baús,caída,saída, saúde, viúvo; mas não são acentuadas: rainha, Saul, ruim, ainda, sair, saiu.

Observação: a palavra "feiura", pelo Novo Acordo Ortográfico, não leva acento! Não se acentua mais o "u" tônico após ditongo, nas palavras paroxítonas.