quarta-feira, 7 de julho de 2010

DÚVIDAS FREQUENTES: "em domicílio ou "a domicílio"

Uma dúvida recorrente: Qual a diferença entre as expressões "em domicílio" e "a domicílio"? Veja uma forma simples de diferenciá-las: - A expressão "em-domicílio" significa "no domicílio" de alguém, ou seja "em algum lugar"; já que a preposição "em" expressa “lugar” (estar em). Assim: Serviço de entrega em domicílio. Atende-se em domicílio. Corta-se cabelo em-domicílio. - A expressão "a domicílio" está associada à ideia de locomoção; já que a preposição "a" expressa movimento, da mesma forma que os verbos anteriores a ela também passam a ideia de movimento. Assim: Esta drogaria leva os medicamentos a domicílio. Levamos compras a domicílio.

3 comentários:

Vanessa disse...

Será que entendi?? Eu faço serviços de designer de sobrancelhas, então se eu vou a casa da cliente estou praticando o serviço à domicílio.
Se eu atendo as clientes na minha casa, caracteriza se como serviço em domicílio? É isso??

Vanessa disse...

Será que entendi?? Eu faço serviços de designer de sobrancelhas, então se eu vou a casa da cliente estou praticando o serviço à domicílio.
Se eu atendo as clientes na minha casa, caracteriza se como serviço em domicílio? É isso??

Unknown disse...

Vanessa, é a natureza do verbo que faz a diferença. Com verbos de movimento usamos a prep. "a". "Atender" ou "prestar serviço", no seu caso, não é verbo de movimento, portanto use "em domicilio". " Em domicílio" é sempre na casa do cliente. Quando você atende na sua casa, poderia ser "em domicilio próprio" ou "no meu domicílio".