quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DÚVIDAS FREQUENTES: CRASE

A CRASE ANTES DE PRONOMES DE TRATAMENTO Só aceitam a crase os seguintes pronomes de tratamento: Dona, Senhora e Senhorita, porque aceitam o artigo a. Portanto, os demais pronomes de tratamento não aceitam a crase, porque rejeitam tal artigo. Ela se referiu à senhora. Dirijo-me a você. Encaminhamos a V. Excelência o material solicitado. Observação: nos exemplos acima, nas duas ocorrências da palavra a sem o acento grave, o a está funcionando somente como preposição.

2 comentários:

Tyche GIDS disse...

Gostaria de saber se a expressão "...devido a divulgação e venda do produto...." lvaria crase, visto que o A, em questão, refere-se a dois substantivos.
Obrigada
Ivete

Heliete S. Millack disse...

Sim,Ivete, faz-se necessário crasear o "a" antes de "divulgação". Os dois substantivos femininos estão sob regime único, pois "divulgação" e "venda" praticamente se equivalem.
Mas aí vai uma dica: nas locuções prepositivas, como "devido a", em regimes ligados por "e", quando a palavra já vier determinada (a divulgação do produto), prefira repetir a contração (crase) diante da segunda: ...devido à divulgação e à venda do produto...

E só para lembrar: a expressão "devido a" deve ter o "a" craseado diante de nomes femininos determinados pelo artigo.