quinta-feira, 26 de maio de 2011

DÚVIDAS FREQUENTES: "á" existe?

Outro dia, alguns jovens me fizeram a seguinte pergunta: _ " existe? Um "á" pode ser uma palavra, com ou sem acento agudo (´), “a”, dependendo de sua classe gramatical. Também pode ser uma contração de duas palavras (a + a), mas aí aparecerá com um acento grave (`), "à". Observação: a letra "a" recebe um acento agudo, de acordo com as regras de acentação gráfica, quando é parte integrante de uma palavra, como: pássaro, está, já, fácil, metáfora, entre outras. Como palavra da Língua Portuguesa, "a" pode ser classificada da seguinte forma:
  • Substantivo masculino - "á", escrito isoladamente e com acento agudo (´), é o nome da letra “a”, ou seja, é uma palavra que nomeia a letra, da mesma forma que as palavras “jota” e “agá”, dão nome às letras “j” e “h”. Pode aparecer em expressões ou antecedido de um determinante (este, aquele, um, o). Exemplos: de á a zê, não saber á nem bê. Encontrei um á perdido naquela frase. Pode ser que se trate daquele á do qual falávamos.
  • Artigo definido. Exemplo: A rotina pode acabar com uma paixão, quando as obrigações não são divididas.
  • Preposição. Exemplo: Ainda estamos presos a certos preconceitos.
  • Pronome. Exemplo: Os garotos a encontraram em casa, envolvida nos braços da própria mãe. Nós as fotografamos e saímos.
  • Contração da preposição "a" com o artigo "a". Exemplo: Ninguém dava importância à menina no canto da sala até o momento em que ela se juntou às amigas.
Observação: note que tanto o artigo como o pronome "a" variam, ou seja, recebem um "s" quando passam para o plural. Já a preposição é invariável, ou seja, não há forma para ela no plural. Assim deduz-se por que não se pode crasear um "á" antes de palavra feminina no plural. Pois, neste caso, ele é apenas uma preposição. Se houvesse uma contração, haveria um artigo "a". Como este varia, obrigatoriamente apareceria no plural: Estamos presos a convenções. Estamos presos às convenções.

Nenhum comentário: