quinta-feira, 6 de maio de 2010

NOVA ORTOGRAFIA: BEM-VINDO

Outro dia, alguém me questionou sobre a ortografia da palavra "bem-vindo", pois a tem encontrado escrita de diferentes formas: benvindo; bem vindo...

Pela nova ortografia, não houve mudança na escrita dessa palavra, ou seja, continua valendo a forma: BEM-VINDO.

Vale lembrar que é bom ficar atento à concordância dela: 
Sejam todos bem-vindos.
Revistas são bem-vindas.
Uma gratificação será bem-vinda.
Um prêmio é sempre bem-vindo.

Mas, quanto à questão do hífen, vejamos o que diz o NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO, na base XV: 

Emprega-se o hífen nos compostos com advérbios bem e mal, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h. No entanto, o advérbio bem, ao contrário de mal, pode não se aglutinar com palavras começadas por consoante. Eis alguns exemplos das várias situações: bem-aventurado, bem-estar, bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar, mal-humorado, bem-criado(cf. malcriado), bem-ditoso (cf. malditoso), bem-falante (cf. malfalante), bem-mandado (cf. malmandado), bem-nascido (cf. malnascido), bem-soante (cf. malsoante), bem-visto (malvisto). Obs.: em muitos compostos, o advérbio bem aparece aglutinado com o segundo elemento, quer este tenha ou não vida à parte: benfazejo, benfeito, benfeitor, benquerença, etc."

Portanto, o elemento "bem" merece uma atenção especial nas palavras compostas em que o segundo elemento se inicia por consoante. É sempre bom consultar um dicionário.
Veja mais alguns exemplos: bem-vestido, bem-vindo, bem-vestir, bem-casados, bem-comportado, bem-conceituado, bem-falado, bem-merecido, bem-querer, bem-sucedido etc.

OBSERVAÇÃO: escreve-se "bem-vindo" (hifenizado) também para diferenciar de "Benvindo" - nome próprio. Fonte de Consulta: Vocabulário Ortográfico da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 5ª edição, São Paulo: Global, 2009, p. 112 e 113.

24 comentários:

Anônimo disse...

Então o correto no caso nesta frase seria com hifen
Maria/João
Sejam Bem-Vindos!

Anônimo disse...

Ok.Obrigada.

Auricelia disse...

Muito obrigada...!! Até que enfim, vejo uma explicação convicente e bem fundamentada. Tirou minha dúvida cruel...!! Obrigada!

Nao e da sua conta disse...

parabéns. Gostei. Até publiquei no meu blog escolasabrito.com. Espero que não se importe.
Coloquei voce como fonte.
Obrigado

Militão de Asevedo disse...

Prezada Helliete S. Millack,
Sua abordagem sobre o "bem-vindo" foi completa e acertada. Faltou apenas citar que, também, se escreve "bem-vindo" (hifenizado) para diferenciar de "Benvindo" - nome próprio. Só há mais uma coisa: no texto "Portanto, o elemento "bem" merece uma atenção especial nas palavras compostas em que o segundo elemento se inicia por consoante. É sempre bom consultar um dicionário." Com sua permissão, eu o pontuaria assim.
Fico feliz por haver pessoas assim, como você, que se interessam pelo estudo e pela iniciativa de repassar seus conhecimentos aos mais necessitados. Parabéns!
Militão de Asevedo.

Heliete S. Millack disse...

Prezado Militão de Asevedo,
Obrigada pelos comentários e também pelas observações procedentes.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Parabéns pelo blogger! Eu conheci Floripa mês passado, adorei! Observei que a população é muito gentil. Para mim é a terra da GENTILEZA... PARABÉNS!

Anônimo disse...

"O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, registra duas grafias para a saudação: "bem-vindo" e "benvindo". Como o vocabulário tem força de lei, concluímos que essa grafia também é possível."

(http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ortografia/hifen-bem-vindo.htm)

Heliete S. Millack disse...

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, em sua 5ª edição, ou seja, atualizado de acordo com a Nova Ortografia, apresenta na página 113 uma única forma para a referida saudação: "bem-vindo".
Favor verificar.

carla disse...

Obrigada pela explicação bem fundamentada. carla

Antonio disse...

Essa dúvida me persegue já há algum tempo. Obrigado.

Unknown disse...

Heliete, parabéns pela abordagem do emprego do hífem, quando do emprego do advérbio "bem". Tenho visto algumas aborgadavens sobre o emprego do hífem na nova ortografia, porém, sempre simplista e de forma sumarizada, para cumprir algumas parcas observações sobre mudanças na nova ortografia. Todavia, o emprego do hífem, com o uso do advérbio "bem", tem sido pouco explorado, de forma tão cabal, com a qual você conseguiu abordar aqui. Também sou colunista no site de Língua Portuguesa (www.mundocultural.com.br) e confesso que não me atreveria a escrever mais algumas palavras sobre essa questão, já que foi tão bem apontada por você. Sucesso e parabéns pela iniciativa do site.
José Atanásio da Rocha

Anônimo disse...

Então eu não posso usar
seja benvindo visitante

Anônimo disse...

O correto é 'rua dos benvindos' ou 'rua dos bem-vindos'?

Heliete S. Millack disse...

Se for nome de pessoa, será "rua dos Benvindos", da mesma forma que "rua dos Santos", "rua dos Rodrigues", etc. Se significar rua daqueles que são ou foram bem-vindos, será "rua dos bem-vindos".

Cris disse...

Existe usar a palavra da seguinte maneira: "Seja bem-vinda Lorena" ou o correto é "Seja bem-vindo Lorena"?
Obrigada.

Unknown disse...

Eis um serviço de importância extremada, Millack. Parabenizo-lhe ao mesmo tempo que agradeço-lhe.

Heliete S. Millack disse...

Cara Cris,
a palavra "bem-vindo" concorda com o termo ao qual se refere, tanto em número (singular, plural) quanto em gênero (feminino, masculino). Assim, o correto é:
"Seja bem-vinda, Lorena"

Marcia Torres disse...

que bom existir este serviço!

Anônimo disse...

As dúvidas são imensas ainda estamos na fase de adaptação ainda vai levar um tempo para nos acostumarmos por isso é sempre bom procurarmos ajuda e ficarmos bem-informados OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAA

imagemturbo disse...

http://www.imagemturbo.com/2013/07/logotipo-sejam-bem-vindos.html

Anônimo disse...

Não faltou. Leia novamente e verá que tem essa explicação.

Anônimo disse...

olha eu com duvidas sobre o bem-vindo...rsrdrsrsrs