terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

NOVA ORTOGRAFIA: acentuação das duplas "ee" e "oo"

Pela nova ortografia, foi eliminado o acento circunflexo, o popular chapeuzinho, das palavras em que há as letras dobradas "ee" e "oo", como em leem, voo e enjoo. Observe como ficaram os dois casos separadamente: - não se acentuam mais os verbos ler, dar, crer, ver e seus derivados (reler, desdar, descrer, prever ...), quando estão flexionados na 3ª pessoa do plural (eles, elas): leem, deem, creem, veem, releem, desdeem, descreem, reveem; ou seja, sempre que a dupla "ee" aparece no final da palavra (com o penúltimo e forte), formando hiato com a terminação -em. Exemplos: As crianças leem os livros que colegas e adultos as motivam para ler. Professores e pais que creem na importância da leitura para a formação dos sujeitos costumam incentivá-las a ter o hábito de ler. - não se coloca mais o acento para sinalizar a vogal tônica em palavras terminadas pela dupla "oo", como em enjoo, voo e perdoo. Exemplos: Muitos passageiros acabam tendo enjoo em voos de longa duração. Mas, é bom ficar atento. Se o último o não estiver sozinho ou seguido de s, a palavra pode se encaixar em outra regra de acentuação, como em herôon (he--on) _ paroxítona terminada em n.

ATENÇÃO: nada mudou em relação à acentuação gráfica dos verbos "ter" e "vir" e seus derivados _ conter, manter, convir, provir; dentro da nova ortografia. Isso significa que valem as regras que existiam antes do Novo Acordo Ortográfico, ou seja, neste caso, o acento circunflexo é empregado para marcar a oposição entre a 3ª pessoa do singular e a 3ª pessoa do plural desses verbos.

Exemplos:

O estagiário vem hoje para trabalhar no setor de informática. (ele vem _ 3ª pessoa do singular)

Muitas celebridades vêm para participar do evento de hoje. (elas vêm _ 3ª pessoa do plural).

Fonte de consulta: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5ª edição, Base IX - da acentuação gráfica das paroxítonas.

3 comentários:

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DESSE SITE , ME AJUDOU BASTANTE !!!!

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DESSE SITE , ME AJUDOU BASTANTE !!!!

Unknown disse...

Muito bom!